Notícias

Alterações Climáticas em Conferência da Ordem dos Engenheiros


Com o objetivo de conhecer e acompanhar permanentemente as Inovações e acontecimentos na área da Eficiência Energética e nos diversos setores de atividade, a Manvia esteve presente na Conferência “2018 – Ano OE das Alterações Climáticas”, promovida pela Ordem dos Engenheiros (OE) e que decorreu no Auditório da Sede Nacional da OE em Lisboa.

Abordando de uma forma transversal, o papel da Engenharia e dos Engenheiros no acompanhamento, na mitigação e nas adaptações às consequências das alterações climáticas, foram apresentadas as atividades levadas a cabo em 2018 pela OE, evidenciando o papel da Engenharia nas soluções de adaptação e nas tecnologias que visam um futuro mais sustentável.

A eficiência energética dos edifícios traduz-se, não só na eficácia do sistema de certificação energética, mas também no diagnóstico de soluções cuja aplicação prática se revela passível de redução de custos, por vezes com economias verdadeiramente significativas. A Manvia escolhe este aspeto como objeto determinante da sua ação neste domínio.

“Alterações Climáticas – boas práticas de engenharia”, “o futuro da mobilidade urbana nas cidades inteligentes”, “desenvolvimento sustentável na indústria extrativa”, “pastagens semeadas biodiversas na agricultura e florestas”, “gestão e sedimentos no mar e litoral” e a “utilização de energia solar em edifícios” foram as temáticas abordadas.

A sessão foi encerrada pelo Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, e pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes.