Notícias

Análise da Sinistralidade na ECOTEJO

By 27 Março, 2020 No Comments

Iniciou-se na ECOTEJO em fevereiro, um ciclo de ações de formação dedicado à Sinistralidade, com a realização de várias sessões junto das equipas, com o objetivo de dar a conhecer a estatística de sinistralidade na empresa, alertar para a comunicação de atos inseguros e condições perigosas, bem como promover o espírito crítico e sensibilidade para esta matéria.

A ECOTEJO é um Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) constituído no ano de 2018 do qual a Manvia faz parte, prestando serviços de manutenção no sistema multimunicipal de saneamento da Águas do Tejo Atlântico – Zona Sul, nas áreas de Lisboa, Loures, Alverca e Vila Franca de Xira, Cascais e Mafra, contando para tal com uma equipa de 35 colaboradores.

Nestas ações de formação foram revelados os principais resultados de 2019 sendo que ocorreram 14 incidentes, sendo 8 Acidentes de Trabalho sem baixa, 3 Acidentes de Trabalho com baixa e 3 Quase-Acidentes. Dos Acidentes de Trabalho, importa ainda referir que 3 foram descaracterizados pela Seguradora.

Em cada sessão é ainda recordado qual o procedimento de reporte de acidentes de trabalho, principais intervenientes e circuitos de comunicação. E no final é executado um pequeno exercício de análise de acidente de trabalho, com a participação da equipa presente.

Com a COVID-19 na ordem do dia, realizou-se, entretanto, uma segunda sessão de esclarecimento, onde se abordaram as regras, cuidados a ter e procedimentos de atuação, tendo esta informação sido divulgada por e-mail a toda a equipa. Foram ainda elaborados folhetos para distribuir nas viaturas e de acordo com as indicações do Cliente, foram reforçadas as medidas de segurança.