Notícias

COVID-19

By 27 Março, 2020 No Comments

A segurança e saúde são uma preocupação central na Manvia. Neste período conturbado de pandemia em que vivemos, novos desafios se impõem e implicam que a organização acompanhe permanentemente o tema e que, onde necessário, rapidamente ajuste as práticas e formas de atuação.

Neste sentido, a Manvia tem uma equipa interna dedicada – Equipa de Prevenção COVID-19, que integra diferentes valências e responsabilidade na estrutura organizacional e que segue a evolução da pandemia e das suas potenciais implicações para a atividade e para a saúde e segurança de todos.

Esta equipa acompanha de perto, e em linha das orientações do Grupo Mota-Engil, todas as recomendações das entidades e autoridades de saúde reconhecidas e fidedignas no domínio da saúde pública, das obrigações legais que decorrem das decisões dos órgãos governamentais, assim como dos médicos de trabalho que acompanham a Manvia.

 

A Manvia implementou e disponibilizou meios e canais de comunicação específicos para concentrar a informação e a comunicação nesta fase, sendo que a equipa COVID-19 diariamente recebe, analisa e responde a um conjunto alargado de dúvidas e de potenciais situações de contágio ou de risco agravado para as equipas, assim como de deslocações que ocorreram neste período (a título pessoal ou profissional).

Desde o início do surto que já foram registadas internamente mais de 55 ocorrências relativas ao COVID-19, para a Manvia e para as participadas. Das situações reportadas, a maioria é referente a potencial contato indireto com caso suspeito referente a pessoas terceiras externas à Manvia (44%). À data, felizmente não se registam casos suspeitos confirmados e/ou positivos para os colaboradores.

Das ações que têm vindo a ser implementadas, em linha com as recomendações da DGS nesta matéria, destaca-se ainda o esforço da organização para garantir a proteção da população trabalhadora, principalmente a enquadrada nos grupos de risco, trabalhando em conjunto com os Clientes e as equipas Manvia, para garantir a continuidade da atividade, nomeadamente dos serviços essenciais para as infraestruturas críticas.

Também se regista o continuado investimento na distribuição de proteção individual (EPI) a todos os colaboradores. Neste período em que estes estão mais escassos no mercado, registou-se durante o mês de março um aumento de aproximadamente 1000% no investimento na sua aquisição.

Relembramos os canais de comunicação Covid-19 a utilizar para informação e apoio, em qualquer situação: Covid-19@manvia.eu / 911833539.

A equipa de prevenção COVID-19 agradece a todos os que têm vindo a partilhar informações, sugestões e mensagens de solidariedade, resiliência e positividade, tão essenciais no momento que vivemos.