Notícias

Inovação em destaque no Encontro de Quadros da Manvia

By 31 Outubro, 2018 No Comments


Sob o tema “Design Thinking e a arte da Inovação”, a Manvia reuniu cerca de 80 colaboradores no seu Encontro de Quadros, num ambiente que não podia ser mais inspirador, o centro de engenharia e desenvolvimento de produto – CEiiA.

Sedeado em Matosinhos, o CEiiA projeta, implementa e opera produtos e sistemas de última geração para as indústrias de mobilidade, automóvel, mar e aeroespacial. É uma referência internacional que desde a sua criação, congrega à sua volta empresas, universidades e centros de Inovação, com um forte envolvimento de Entidades Públicas.

Impulsionar a inovação na manutenção através do Design Thinking foi o foco da iniciativa que colocou todos a pensar diferente, à procura de novas oportunidades e criar soluções inovadoras com impacto.

Na sessão de abertura, Pedro Vieira Neves acolheu os participantes, destacando os 20 anos de um percurso de sucesso e excelência da Manvia focada no Cliente e nas suas necessidades, mas referindo ao mesmo tempo, que para fazer o upgrade em termos de qualidade, “é preciso pesquisar novas maneiras de comunicar com o Cliente e encontrar novas ferramentas que permitam gerir os contratos da melhor forma, acrescentando valor”.

“Hoje começa um novo ciclo para a Manvia, e não é por acaso, o facto de estarmos no CEiiA, porque o futuro está aqui e como tal, vamos aproveitar para beber a experiência que é vivida no dia-a-dia e também nós conseguirmos encontrar soluções e novas ideias que nos projetem para uma nova era”, sublinhou o administrador.

Também para Ismael Gaspar, a escolha do CEiiA para a realização do evento foi uma conjugação interessante, “na medida em que uma empresa como a Manvia tem de estar muito atenta àquilo que vão ser as tendências futuras de mercado, na área do Facility Management”.

“A mudança tecnológica está a ser tão rápida que precisamos estar preparados e atentos ao que se está a passar. Todos os dias surgem novas soluções e conceitos e há que ter presente que quer a digitalização da indústria quer a inteligência artificial, vão mudar a forma de trabalhar”, salientou Ismael Gaspar.

Após uma visita ao edifício, decorreu o “Innovation Lab”, um processo de Design Thinking orientado pelo professor universitário, Guilherme Vitorino, que contou, além dos quadros da Manvia, com a participação de engenheiros e designers do CEiiA.

Metodologia criativa e inovadora, o Design Thinking, coloca as pessoas no centro das soluções como forma colaborativa de pensar e solucionar problemas.

“O Design Thinking é uma ferramenta fortíssima e na perspetiva da Manvia, acredito que devemos incrementar o nosso esforço e investimento no que diz respeito a novas metodologias de trabalho com o Cliente para que possamos prestar o serviço de uma forma diferenciada pela positiva”, destacou Pedro Vieira Neves.

Partilhando deste conceito, Ismael Gaspar realça a necessidade de estar atento à evolução tecnológica, “de forma a incorporá-la na atividade do dia-a-dia da empresa tornando-a mais resiliente na perspetiva de desenvolvimento futuro”.

No final do dia, os participantes rumaram à Casa da Música para desfrutarem de uma aula de jazz, com base na inovação e improvisação, dada pelo reputado saxofonista Carlos Martins.