A Manvia realiza o acompanhamento do desempenho dos seus parceiros, nomeadamente da sua rede de fornecedores, que fazendo parte da sua cadeia de serviço têm impacto direto na qualidade do serviço prestado. Neste enquadramento, a Manvia possui um programa de Avaliação de Fornecedores, onde são identificados os pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada parceiro, numa perspetiva de melhoria contínua e acompanhamento dos parceiros com avaliação não conforme.

Os fornecedores são avaliados de acordo com a sua tipologia (Fornecimento de Materiais, Prestação de Serviços), sendo cada uma composta pelos seguintes critérios de avaliação:

Fornecimento de Materiais:

  • Capacidade de resposta;
  • Capacidade de adaptação;
  • Qualidade do Trabalho/Material;
  • Assistência após a receção;
  • Cumprimento dos prazos.

Prestação de Serviços:

  • Capacidade de resposta;
  • Capacidade de adaptação;
  • Qualidade do Trabalho/Serviço.;
  • Assistência após a receção;
  • Cumprimento dos prazos;
  • Preocupação c/ Segurança;
  • Preocupação Ambiental;
  • Capacidade Técnico / Organizacional;
  • Relação com a Estrutura;
  • Desempenho Financeiro.

A análise de resultados é anual, sendo que a cada avaliação realizada é atualizada a classificação, que pondera todas as avaliações do fornecedor e conduz a uma classificação média total. Os resultados anuais são consolidados da seguinte forma:

ClasseResultado da avaliação
( 0 a 100% )
Qualificação de nível AClassificação > 75%
(Bom)
Qualificação de nível BClassificação entre 50% e 75%
(Sob Observação)
Qualificação de nível CClassificação < 50%
(A excluir senão evidenciar melhoria no curto prazo)