Notícias

Manvia assegura manutenção integral de moto-geradores na EGF

By 22 Março, 2019 No Comments


A Manvia estabeleceu um contrato, por três anos, para a manutenção integral, preventiva e curativa, de um conjunto de 38 moto-geradores de 8 empresas do Grupo EGF distribuídas de norte a sul do país: Algar (6), Amarsul (7), Valnor (3), Resiestrela (2), ERSUC (11), Resinorte (6), Resulima (2) e Valorminho (1) num total de 29 MW.

Integrada no Grupo Mota-Engil, a EGF é referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal.

A manutenção dos moto-geradores nas principais empresas da EGF iniciou-se no início de 2017, sendo que no final de 2018 e num espírito de parceria, a Manvia assegurava esta atividade em 8 das 11 empresas do grupo, tendo sempre em conta a garantia da melhor rentabilidade financeira em todas as intervenções.

Em janeiro de 2019, após dois anos de negociações, foi então celebrado um contrato-quadro para a prestação de serviços da manutenção aos moto-geradores, que inclui indicadores de desempenho e penalidades relacionadas, bem como a realização de auditorias de estado zero, para análise de condição e de funcionamento dos moto-geradores abrangidos pelo contrato.

Ao longo destes dois anos de parceria, foram ainda propostas pela Manvia, algumas alterações nas instalações de forma a beneficiar a vida útil dos equipamentos, tendo a Amarsul, em Palmela, respondido positivamente ao desafio e avançando em primeiro lugar.

Nesse sentido, o departamento de Energia e Engenharia da Manvia ajudou a projetar um secador de biogás para os moto-geradores com o aproveitamento de equipamentos existentes naquela instalação da Amarsul, e com uma redução significativa no custo do projeto inicial, conseguiu-se um aumento da qualidade do biogás como combustível.

Este projeto teve também a participação da oficina da Manvia em Alverca que construiu um tanque de condensados em inox, bem como a instalação de todos os acessórios para as tubagens e suportes de equipamentos.