Notícias

Manvia assegura manutenção na “Águas do Tejo Atlântico – Zona Norte”

By 26 Março, 2020 No Comments


A Manvia iniciou em março a prestação de serviços de manutenção do Sistema Multimunicipal de Saneamento da “Águas do Tejo Atlântico – Zona Norte”, em 15 localidades: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Com a duração de três anos, a prestação de serviços engloba a manutenção preventiva, condicionada, corretiva e calibração de instrumentação em contínuo dos equipamentos, em cerca de 246 instalações e infraestruturas, divididas entre 71 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e 175 Estações Elevatórias (EE).

Incluem-se no âmbito da prestação e intervenção da Manvia todos os equipamentos elétricos, eletrónicos, mecânicos e eletromecânicos, instalações elétricas, equipamentos de controlo, instrumentação e automação, sistemas de telegestão, postos de transformação, quadros gerais de baixa tensão e transformadores de potência, grupos geradores de emergência e unidades de alimentação ininterrupta e auxiliar.

Para fazer face ao número e complexidade de instalações, foi criada uma equipa pluridisciplinar composta por 42 elementos com diferentes especialidades, desde o planeamento, segurança, eletricidade, mecânica, serralharia, lubrificação, instrumentação, automação, condicionada, pintura, tornearia e verificação de maquinas de trabalho.

Em termos de meios materiais e equipamentos, a Manvia irá proceder a um investimento muito significativo de recursos materiais e equipamentos, dos quais se destacam: a mobilização de 18 viaturas ligeiras, 3 das quais elétricas, uma viatura pick-up com braço grua, uma viatura pesada de 18 Toneladas com braço grua.

Bem como, a criação de uma oficina completa de mecânica e serralharia composta por 4 bancadas de trabalho, torno mecânico de 1 m entre pontos, fresadora, guilhotina 80 Ton., calandra, câmara de decapagem a jato de areia, máquina de lavar peças, empilhador elétrico, engenho de furar, prensa, ferramentas elétricas e manuais, entre outros.

Caraterizada pela experiência neste contrato superior a uma década, abrangência pluridisciplinar especializada em trabalhos similares, know-how tecnológico dos equipamentos e processos na área das águas e saneamento, bem como um conhecimento profundo da zona geográfica e das instalações, permitem à Manvia dar uma resposta célere e eficaz, conduzindo à criação de valor para todos os intervenientes.

Mais um desafio para a Manvia em tempos difíceis, mas atuando sempre de forma responsável, face a todas as recomendações ambientais, segurança, qualidade e boas práticas na gestão da manutenção.