Notícias

Manvia no 15º Congresso Nacional de Manutenção

By 26 Novembro, 2019 No Comments


A Manvia participou ativamente no 15º Congresso Nacional de Manutenção, organizado pela Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI), que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no Altice Fórum Braga.

A Internacionalização da Manutenção; A Manutenção inserida numa Política de Gestão de Ativos; Formação em Manutenção; Gestão e Organização da Manutenção, Indústria 4.0; Manutenção em Grandes Empresas Industriais; Normalização e Certificação; Segurança na Manutenção e Tecnologias aplicadas à Manutenção foram as temáticas abordadas nos dois dias do congresso.

Associada da APMI há mais de uma década, a Manvia tem tido intervenção intensa nos Congressos de Manutenção, incluindo frequentemente apresentações dos seus colaboradores, sobre diversos temas, desde as áreas da Qualidade e Segurança no Trabalho ou Eficiência Energética, até aos aspetos Legais no domínio da Manutenção.

E esta edição não foi exceção, contando com diversas intervenções num dos maiores congressos a nível nacional e internacional da especialidade.

No primeiro dia, Susana Moreda e Fernando Ramos da Direção Geral de Edifícios, falaram sobre as “Obrigações Legais da Gestão e Manutenção de Edifícios” descrevendo várias abordagens, nomeadamente, a análise dos diplomas legais, a verificação da sua aplicabilidade na atividade dos prestadores de serviços, a sua rastreabilidade e a forma como se verifica se as obrigações legais estão a ser cumpridas nos contratos.

Já no segundo dia Ana Anselmo e Cátia Neves da Direção de Qualidade, Ambiente e Segurança analisaram “Os desafios da dinamização de um sistema de gestão integrado na implementação local em contratos de prestação de serviços”.  No campo da Eficiência Energética, Ana Catarina Gonçalves da Direção de Energia e Engenharia destacou “Os Benefícios Energéticos na Implementação da Certificação do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia – SGCIE”.