Notícias

Manvia no “Portugal Mobi Summit 2019”

By 4 Novembro, 2019 No Comments


Para ficar a par das últimas tendências em mobilidade, das cidades inteligentes e de um mundo mais sustentável, a Direção de Inovação da Manvia esteve presente no maior evento de mobilidade urbana em Portugal.

Durante dois dias, o futuro das cidades passou pelo Portugal Mobi Summit e o Campus da Nova School of Business & Economics em Carcavelos foi palco dos temas que fazem da nova mobilidade um marco decisivo para a sustentabilidade do planeta: Cidades, Redes, Veículos e Cidadãos.

Na temática das Cidades, falou-se de Smart cities, de políticas públicas que têm sido adotadas em alguns municípios pioneiros em várias vertentes da mobilidade urbana; como utilizar a inteligência artificial ao serviço das cidades; ou como o Big Data pode ajudar na descarbonização e no planeamento urbano. Relativamente às Redes, tentou-se perceber qual o impacto que o 5G vai ter nas nossas cidades e a importância para os veículos autónomos.

Já quanto aos Veículos abordou-se o impacto dos veículos elétricos na descarbonização ou os novos seguros decorrentes dos veículos autónomos, e neste sentido, a Volkswagen apresentou o seu centro de desenvolvimento de software, implantado em Lisboa, fazendo uma breve apresentação das tecnologias em desenvolvimento, que visam a autonomização dos veículos e foi questionado como será o carro do futuro.

Por último, na temática dos Cidadãos, foi discutido o impacto das smart cities na qualidade de vida dos cidadãos; a utilização dos transportes coletivos e meios de deslocação como um serviço em detrimento da aquisição ou a mobilidade nas cidades através de Bicicletas, trotinetes, ou veículos elétricos de pequena dimensão.

Esta cimeira internacional contou com mais de 60 oradores, entre os quais, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o presidente da EDP, António Mexia, o presidente da Brisa, Vasco de Mello e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.