railex
A GNR organizou no Complexo Ferroviário de Coina, um Exercício Multidisciplinar em Ambiente Ferroviário denominado “RAILEX17”, e que envolveu todas as forças policiais, bombeiros, autarquias locais, Forças Armadas, INEM, Proteção Civil e estruturas de transportes.

O “RAILEX17” executado em contexto real, e o primeiro do género em Portugal, teve como objetivo principal testar a capacidade de coordenação de forças e serviços numa intervenção multidisciplinar de reação a um incidente ferroviário grave e complexo.

Foram criadas situações com armas de fogo, explosivos, alteração da ordem pública, tomada de reféns, derrame de matérias perigosas e um acidente entre um comboio e um veículo pesado de passageiros.

A Manvia participou na preparação das instalações elétricas e esteve presente durante o evento para garantir apoio técnico.

O exercício contou com a participação de mais de 40 parceiros que tiveram a oportunidade de testar e validar os seus planos de alerta e emergência, bem como os mecanismos de coordenação, articulação e cooperação, com vista a uma resposta operacional mais eficaz.