Notícias

Operação e Manutenção Preventiva em ETAL da ERSUC

By 26 Junho, 2019 No Comments


A Manvia celebrou um contrato de Prestação de Serviços de Operação e Manutenção Preventiva da ETAL (Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes) da Taboeira, localizada no recinto dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Aveiro, operada pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro.

Esta empresa da EGF, realiza o Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro de Portugal Continental, servindo cerca de 1 Milhão de habitantes, numa área geográfica de 7 mil km2.

O contrato da Manvia iniciou em junho com uma equipa Técnica composta por três elementos e com o apoio transversal das diferentes Áreas e Direções da empresa.

Os lixiviados são águas residuais caraterizadas por elevadas concentrações de matérias orgânicas, incluindo algumas resistentes ao tratamento biológico, e por concentrações significativas de compostos inorgânicos, como: o azoto amoniacal, os cloretos e o ferro.

A Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes (ETAL), efetua o tratamento destas águas com o objetivo da sua reutilização permitindo a poupança de um recurso natural cada vez mais escasso. A água tratada que não pode ser reutilizada no processo é descarregada em coletor municipal.

A capacidade de tratamento da Estação, ronda os 240 m3/d.