Notícias

Plano de Racionalização Energética no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

By 24 Abril, 2020 No Comments


A Direção de Energia e Engenharia da Manvia será responsável pela elaboração do Plano de Racionalização Energética no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), que se assume como o maior instituto de investigação português dedicado à pesquisa e inovação nas Ciências da Saúde.

Com cerca de 1000 colaboradores, o i3S desenvolve várias abordagens, com o objetivo de promover a saúde e transferir o conhecimento gerado para a sociedade, através de parcerias e colaborações científicas, com indústrias relacionadas com a saúde.

Tendo em conta o contexto atual de pandemia, o i3S passou a efetuar, desde dia 6 de abril, entre 100 a 150 testes diagnóstico diários ao novo coronavírus. Adicionalmente, realizará ainda cerca de 5 mil testes diagnóstico, a idosos dos lares no Norte do país.

Na sequência do serviço de certificação e auditoria energética do edifício da i3S, cumprindo a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 118/2013), a prestação de serviços da Manvia consiste na execução do Plano de Racionalização Energética, onde se preconiza um conjunto de medidas de melhoria que permitam alcançar uma redução do consumo energético do edifício.

As medidas de melhoria a implementar têm como objetivos, além da redução dos consumos energéticos, dotar igualmente o edifício de equipamentos e sistemas mais avançados, beneficiando da evolução tecnológica, resultando em soluções mais amigas do ambiente e económicas.

Pretende-se alcançar, através da implementação deste plano, uma redução do consumo de energia final de 3%, no prazo máximo de 6 anos.