Notícias

Qualidade, Ambiente e Segurança na PRIO

By 14 Abril, 2020 No Comments

Na Manvia, a saúde e segurança de todos os intervenientes, constituem um vetor estratégico da Organização e os diversos ambientes de trabalho onde opera configuram diferentes perigos e níveis de risco da atividade.

Um dos contratos de prestação de serviços que carateriza a diversidade de atuação da Manvia é na PRIO, no âmbito da Manutenção de Equipamentos de Frio e AVAC, Elétrica, Espaços Verdes, Sistemas de Deteção e Extinção de Incêndio, Separadores de Hidrocarbonetos e Equipamentos Mecânicos nos 133 Postos de Abastecimento distribuídos de norte a sul do país.

Com vista à definição de prioridades e estratégias de prevenção e controlo da segurança e do ambiente, é necessária a utilização de metodologias apropriadas para efetuar o levantamento de perigos e aspetos ambientais e a avaliação de riscos e impactos ambientais em cada contrato.

A presença e o acompanhamento regular, pelos técnicos de Qualidade, Ambiente e Segurança (TQAS), junto das equipas e do Cliente nos locais de prestação de serviços, é fundamental para o desenvolvimento das condições adequadas à prevenção e minimização dos riscos.

Os riscos ocupacionais mais significativos na prestação de serviços da Manvia na PRIO passam por: Queda em altura (uso de plataforma elevatória, locais/ equipamentos sem proteção coletiva, trabalhos em altura); Incêndio/ Explosão (trabalhos em zonas ATEX) e Atropelamento (circulação de pessoas e veículos no mesmo espaço).

Como forma de prevenir o risco, no decorrer dos trabalhos de intervenção é necessário assegurar a comunicação eficaz entre os técnicos da Manvia e o Cliente local, em cada posto de abastecimento e ainda garantir a análise de riscos pré tarefa, reportando sempre ao Diretor de Contrato e à TQAS as dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho.

A boa comunicação entre os diferentes intervenientes do Cliente e a Manvia é, sem dúvida, uma mais valia nesta prestação de serviços.

O acompanhamento do contrato pela TQAS passa pelas visitas programadas no início de cada ano, onde é contemplado o acompanhamento no terreno das equipas, ministrada formação local e verificação da implementação local do SGI da Manvia no contrato.

A par destas atividades programadas são também realizadas visitas de acompanhamento de atividades de risco especial, onde são elaboradas as Fichas de Procedimento Especial (por exemplo para trabalhos em altura ou trabalhos ATEX), a formação inicial aos trabalhadores, bem como a verificação das condições de segurança para trabalhos de risco especial com o preenchimento e validação de autorizações de trabalho.

Sendo esta prestação de serviço na PRIO um contrato da Manvia com forte presença e notoriedade a nível nacional, é de igual modo um desafio constante, dando provas de que a Manvia é uma empresa versátil e dinâmica.