inovacao

Dinamizada pelo Grupo de Especialidade de Inovação realizou-se em Linda-a-Velha, uma sessão sobre “Inovação e Indústria 4.0” conduzida pelo Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2020, Jaime Andrez e com a participação do vogal deste organismo, Fernando Alfaiate.

Para Jaime Andrez, a discussão das estratégias de inovação empresariais na Manvia, designadamente através da utilização de tecnologias 4.0, “revestiu-se de um interesse especial, dado tratar-se de uma oportunidade para o debate com uma empresa prestigiada e com vocação inovadora, a par de se tratar de uma empresa de serviços onde a inovação assume particularidades específicas a considerar.”

Nesta perspetiva, foram abordados temas como Competitividade, Sistema de Inovação, Transformação digital, i4.0 ou o Sistema de Incentivos do PT2020 e exemplos de candidaturas.

Também Pedro Vieira Neves aproveitou para reforçar a importância desta temática para a Manvia, no sentido em que “a inovação gera conhecimento e competitividade que por sua vez, geram riqueza”.

“A inovação tem de envolver toda a organização, e na Manvia passa por ver mais ao longe, por pensar em novas ideias de funcionamento, que nos obrigam a repensar a nossa metodologia de trabalho, quer no planeamento, quer na abordagem aos nossos Clientes. Queremos ser proactivos e apresentar novos produtos, antecipando as necessidades, e criando ao mesmo tempo, inovação na reação do Cliente”, sublinhou o administrador da Manvia.

Para Alexandra Andrez, do Grupo de Inovação, “a importância de um desenvolvimento empresarial qualificado, suportado na inovação, sugere um debate interno e externo que inspire estratégias adequadas pela Manvia.”

Na sua opinião fazê-lo com os responsáveis máximos do COMPETE 2020, um programa que financia projetos inovadores e promove a adesão à indústria 4.0, “representou um momento de grande interesse, tanto mais que houve a possibilidade de conhecer exemplos concretos dessa estratégia.”