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Sistema Integrado de Gestão com Auditoria Externa SGS

By 1 Fevereiro, 2019 No Comments


No seguimento da auditoria de renovação da certificação do SGI da Manvia, realizada no final de 2018 pela SGS, o sistema de gestão entra agora num novo ciclo de certificação.

Com esta auditoria registou-se a extensão no âmbito da certificação da Manvia em Portugal, que passa agora a integrar “Trabalhos em Tensão – Baixa tensão, na manutenção da Rede de Baixa Tensão e Iluminação Pública”.

Assim, o SGI da Manvia em Portugal tem como âmbito:
– Prestação de Serviços de Gestão e Manutenção de Edifícios
– Sistemas de Abastecimento de Águas e Drenagem/Tratamento de Águas Residuais
– Reabilitação de Tubagens
– Estudo de Eficiência Energética e Certificação Energética de Edifícios
– Classificação e Carregamento de Corpos Moentes
– Operação e Manutenção de Unidades de Produção de Energia
– Serviços Gerais e Manutenção Industrial, incluindo Lubrificação
– Trabalhos em Tensão – Baixa tensão, na manutenção da Rede de Baixa Tensão e Iluminação Pública

O SGI da Manvia abrange ainda a atividade, realizada através da sua sucursal de Espanha, integrando o âmbito da certificação em Engenharia, integração e assistência técnica de sistemas de analisadores e Manutenção eólica – manutenção de aerogeradores em parques eólicos.

Dos principais resultados da auditoria, destacam-se como pontos fortes identificados pela equipa auditora, entre outros, a Marca Manvia com forte implementação nos mercados onde atua, a Gestão e Estratégia, o Sistema de Gestão utilizado como ferramenta de Gestão, a melhoria no controlo da documentação dos prestadores de serviços e a organização das instalações em Espanha.

No que se refere às constatações de auditoria, foram levantadas 2 PAC menores (não-conformidades) e 12 observações / oportunidades de melhoria, que não colocam em causa a certificação, devendo, no entanto, ser analisadas e respondidas de forma consistente, para que esta resposta se traduza numa mais-valia efetiva para a organização.

No seu seguimento, destacam-se medidas de natureza transversal a desenvolver, nomeadamente o reforço de boas práticas de trabalho e seguimento operacional no âmbito de utilização e gestão da aptidão de equipamentos; sistematização da gestão da documentação nos contratos e da análise e seguimento da monitorização do desempenho dos contratos e ainda o reforço da comunicação e divulgação interna.

Foi reconhecido o esforço da organização e a evolução positiva do sistema de gestão integrado, desde a última auditoria, e como tal a Manvia está de parabéns, mantendo-se a responsabilidade e expectativas para continuar com o bom trabalho e dar seguimento ao plano de atividades e programas de gestão em curso e evidenciar a evolução da Manvia e a respetiva melhoria contínua.