Notícias

Webinar APFM “Edifícios Autónomos: Como converter e com que benefícios?”

By 30 Setembro, 2021 No Comments


No âmbito das Jornadas da APFM que têm vindo a decorrer em formato online ao longo de 2021, realizou-se o webinar “Edifícios Autónomos: Como converter e com que benefícios?”.

Com esta temática cada vez mais na ordem do dia, a Manvia parceira da APFM e um dos patrocinadores do evento, não quis deixar de assistir à apresentação da Bandora, uma plataforma que recebe inputs dos Sistemas de Automação e Controlo de Edifícios (SACE), de sensores e dos seus utilizadores em tempo real, para monitorização e análise da forma como a energia está a ser utilizada, necessária e desperdiçada.

O SACE é um sistema de controlo e monitorização dos equipamentos eletromecânicos existentes nos edifícios, cujo objetivo é assegurar o seu normal funcionamento, da forma mais racional possível.

Um edifício que age e reage em tempo real é capaz de aumentar a sua eficiência energética ao mesmo tempo que se adapta às necessidades dos seus ocupantes.

Para exemplificar um pouco melhor esta realidade, Bandora apresentou o seu Facility Manager virtual, que automatiza a decisão do FMer humano ao fazer o micro ajuste das configurações dos sistemas, em contínuo e em tempo real.

Deste modo, o AVAC, a iluminação e outros equipamentos, conseguem endereçar perfeitamente as necessidades de conforto dos seus ocupantes, com o compromisso da eficiência energética, capacitando o FM com uma visão integrada do comportamento do seu Edifício.
No webinar foi demonstrado através de um caso de referência, reduções de 60% no consumo energético sem comprometer o conforto dos ocupantes.