Notícias

28 de abril – “Antecipar, preparar e responder a crises”

By 28 Abril, 2021 No Comments

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinala-se a 28 de abril.

Todos os anos, é assinalado para destacar a importância da garantia e promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores, bem como mobilizar decisores políticos e a sociedade civil para este tema.

Em 2021, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu como mote, a importância em investir em sistemas resilientes para responder a emergências e crises no local de trabalho.

Este tema reflete os acontecimentos de 2020, que foi um ano profundamente condicionado pelo cenário de pandemia e que teve um elevado impacto em quase todos os aspetos do mundo do trabalho – desde a ameaça imediata de contágio, ao encerramento de empresas e escolas, a limitações no acesso a serviços e meios, ao desemprego em setores chave, ao impacto global nas cadeias de abastecimento e às restrições à mobilidade (OIT, 2020).

Todo este contexto, resultou num novo desafio global ao nível da saúde e segurança no trabalho e tornou ainda mais visível, a necessidade das empresas terem organizadas os seus serviços de segurança e saúde ocupacional, garantindo a ponte entre a saúde publica e os locais de trabalho.

A estruturação de um sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho, nomeadamente como base em referenciais normativos, como a ISO 45001, ajuda as organizações a estarem mais preparadas para antecipar e responder a cenários de crise. Permite um melhor suporte à sua resposta com base na análise do risco e na promoção de medidas preventivas, com vista a minimizar os efeitos negativos, diretos e indiretos, deste tipo de eventos.

Na Manvia e Vibeiras, e no atual cenário de pandemia que estamos a viver, as condições de segurança e saúde no trabalho desempenham um papel crítico na prevenção da COVID-19.

A operacionalização dos Planos de Prevenção e Contingência COVID 19 tem sido, e mantém-se, como essencial na resposta a este cenário de crise e à resiliência das operações e da organização.

Adicionalmente, atendendo à própria dinâmica na evolução da situação da pandemia que temos vindo a assistir, é fundamental manter o foco na análise e na adaptação contínua das medidas previstas, assim como no esforço coletivo e individual de todos os colaboradores para a prevenção, quer no contexto profissional da atividade, quer na atitude cívica de cada um de nós no nosso dia a dia.

Como tal, apela-se a todos que mantenham o empenho na implementação das medidas preventivas e na vigilância ativa do seu estado de saúde, juntando-se ainda à comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A saúde de cada um de nós, é a segurança de todos!