Notícias

Manvia na COGEN Day


Atenta à necessidade da importância da utilização cada vez maior da Cogeração como uma medida energeticamente eficiente, a Manvia participou no COGEN Day, organizado pela COGEN Portugal- Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração.

A COGEN é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a utilização eficiente da energia, através de processos de produção combinada de calor e eletricidade, vulgarmente conhecidos por cogeração ou através da produção descentralizada da energia, qualquer que seja a fonte de energia primária utilizada.

Com a estratégia de desenvolvimento no âmbito da área das Cogerações, a Manvia é associada desde 2007.

Nesta edição do COGEN Day, falou-se sobre o impacto do hidrogénio como fonte energética para a indústria e em particular, esclarecer sobre quais as próximas e imediatas alterações.

Em 2020 foi aprovado pelo governo português a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, com o objetivo de promover a sua introdução gradual como pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para a economia descarbonizada.

Com este enquadramento Portugal procura cumprir o objetivo de iniciar o processo de descarbonização da rede de gás natural e em consequência da indústria que consome este combustível.

A sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, refletindo a atenção especial do Governo para com os objetivos da Eficiência Energética.

Foram debatidos temas como: O H2 na descarbonização da indústria; O papel das infraestruturas de GN; Qual o impacto do H2 nos equipamentos de cogeração; A produção local de hidrogénio para utilizações na Indústria e A perspetiva dos investidores.