Notícias

Webinar sobre “Acidentes de Trabalho: Vamos Prevenir em Conjunto”

By 30 Abril, 2021 No Comments


Com o objetivo de partilhar dados e tendências no contexto das operações da Manvia e Vibeiras e consciencializar para uma atitude mais participativa na promoção da saúde e segurança no trabalho, realizou-se no dia 28 de abril o Webinar “Acidentes de Trabalho: Vamos Prevenir em Conjunto”.

Dinamizado pela Direção de Gestão do Conhecimento (DGC), teve 122 participantes, e contou com a colaboração do Administrador Pedro Vieira Neves, que enalteceu esta iniciativa, reforçando a importância da saúde e segurança no trabalho, como áreas prioritárias para a Manvia e Vibeiras.

“Este é um tema que temos de ter presente no nosso dia-a-dia, todos os dias. Temos a obrigação de cuidar dos nossos colaboradores e cada um de nós tem a responsabilidade de agir de forma segura. Uma cultura de prevenção só se operacionaliza com a participação ativa de todos. Para minimizar os acidentes de trabalho temos que estar todos focados nas metas de redução da sinistralidade, alinhando procedimentos. Temos ainda de estar muito focados, cada vez mais, na identificação e eliminação dos fatores de risco que se configuram em atos inseguros e condições perigosas. Só assim poderemos atuar antes que estes conduzam a efetivos acidentes de trabalho e se traduzam em lesões para os nossos colaboradores.”

No enquadramento do webinar foi apresentada a Campanha 2021: Para um futuro mais sustentável. Esta campanha integra três eixos estratégicos: Promoção de Condições de Trabalho Seguras e Saudáveis, no qual se inseriu esta iniciativa, Minimização da Pegada Ecológica e Promoção da Proximidade ao Cliente.

Foram analisados os indicadores de sinistralidade e tendências, quer na Manvia, quer na Vibeiras, assim como apresentados estudos de caso relativos a acidentes de trabalho ocorridos em 2020.

Participou também nesta sessão a Médica do Trabalho da Atlanticare, Isabel Serra, que apresentou dados globais de caraterização do estado geral da saúde da população trabalhadora, fez o enquadramento das doenças profissionais e respondeu a algumas questões relativas ao tema das incapacidades e seguimento de lesões decorrentes de acidentes de trabalho, com particular enfoque nas lesões músculo esqueléticas (LME).

Atentas a esta realidade, e estando bem vincada a necessidade de continuar a trabalhar ativamente esta temática, a Manvia e a Vibeiras continuam cada vez mais focadas e empenhadas em consciencializar os Colaboradores para a adoção de comportamentos seguros e para o reporte de condições perigosas e atos inseguros.

Por outro lado, e em resposta aos dados globais do estado de saúde da população trabalhadora e a predominância das LME, este ano será dada continuidade a ações para a promoção da saúde, focadas na implementação das campanhas de Hábitos de Vida Saudáveis e na Prevenção de LME, entre outras.